ORGANIZAÇÃO DE CANTEIROS OPERACIONAIS

A padronização dos canteiros de sondagens e ensaios geotécnicos ajuda a manter ambiente de trabalho seguro e produtivo, além de promover o bem estar geral dos colaboradores e visitantes do canteiro.

Acreditamos que a busca da excelência operacional vai muito além de uso dos melhores equipamentos e técnicas de perfuração e ensaios. O cuidado em cada detalhe do canteiro é fundamental na busca da excelência nos resultados finais.

Listamos aqui os 10 principais pontos que, em nossa opinião, ajudam a compor uma praça de sondagens ideal.

1. DEFINIÇÃO DOS PADRÕES DE PRAÇAS DE SONDAGEM

O primeiro passo para a manutenção de um bom padrão de praça de sondagens é a definição e formalização deste padrão, que deverá ser do entendimento de todos.

Na Damasco Penna Engenharia Geotécnica temos basicamente dois padrões pré-definidos, sempre dependendo das características do local em que as sondagens serão realizadas.

O primeiro seria o padrão “mínimo”, indicando quais itens não podem faltar de maneira alguma em um canteiro. O segundo é o padrão “ideal” quando as condições de espaço do terreno permitem montarmos o canteiro operacional completo.

2. DELIMITAÇÃO DA PRAÇA DE SONDAGEM

A delimitação da praça de sondagens é um dos principais pontos de segurança em um canteiro operacional.

Ela garante que visitantes e pessoas que não sejam da equipe de sondagens não se aproximem dos equipamentos de forma insegura, além de delimitar vias de acesso, caminho seguro, rota de saída, local para estacionamento de veículos, ponto de encontro em caso de emergência, entre outros.

3. ÁREA DE VIVÊNCIA

A área de vivência é fundamental para que os colaboradores possam se proteger das intempéries, para que possam descansar nos momentos de pausa das atividades bem quando estiverem realizando outras atividades que não sejam de perfuração.

Por padrão colocamos uma tenda reforçada, mesa, cadeiras, banheiros químicos, bebedouro, documentos de campo etc.

4. GESTÃO À VISTA E MATERIAL DE INDUÇÃO

As sinalizações de gestão à vista e material de indução possibilitam comunicação simples e clara com todos aqueles presentes no canteiro, sejam colaboradores ou visitantes.

Neste material são indicados os principais perigos e riscos do canteiro bem como informações relevantes como o responsável pela praça de sondagem, telefones úteis, indicadores de desempenho, entre outras informações relevantes.

5. COLETORES DE RESÍDUOS

Por padrão, mantemos nos canteiros operacionais coletores de coleta seletiva para os diferentes tipos de resíduos (papel, vidro, plástico, orgânico e resíduos perigosos).

Em locais de difícil acesso, eventualmente separamos apenas entre resíduos recicláveis, orgânicos e aqueles perigosos, que são sempre descartados em coletores específicos.

6. ARMAZENAMENTO ADEQUADO DE PRODUTOS QUÍMICOS

Todos os produtos químicos do canteiro devem estar em recipientes próprios, rotulados e mantidos sobre bandejas de contenção para o caso de vazamento.

É fundamental que estejam junto aos produtos as FISPQ (ficha de informação de segurança de produtos químicos), que indicam formas de armazenamento dos produtos, providências em situações de emergência, entre outras informações relevantes.

Também é importante manter no canteiro o kit de mitigação de emergências ambientais, material usado para o caso de eventual derramamento de algum produto químico no terreno. O kit consiste em contentor laranja, pá plástica, sacos plásticos, areia, serragem e luvas nitrílicas para que o material derramado possa ser removido e descartado adequadamente.

7. SUPORTE PARA FERRAMENTAS

Para garantir boa organização das ferramentas no canteiro é fundamental que cada equipamento e ferramenta tenha seu local de armazenamento definido.

Para isso, utilizam-se cavaletes, cabides ou caixas. Esses suportes devem estar sinalizados para que os todos saibam aonde encontrar determinado equipamento.

A organização geral do canteiro é ítem fundamental de saúde e segurança, já que peças espalhadas podem gerar distrações e até acidentes.

8. INSPEÇÃO DE FERRAMENTAS

A rotina de inspeção de ferramentas garante que não sejam mantidas no canteiro de sondagens peças ou ferramentas danificadas.

A cada mês é realizada inspeção em que as ferramentas são marcadas com uma fita colorida, com a cor do mês respectivo, indicando que aquela ferramenta já foi inspecionada e está adequada para uso.

Ferramentas inadequadas ou danificadas deverão ser removidas imediatamente da frente de trabalho para evitar uso indevido e para que possam ser descartadas ou reparadas.

9. IMPLEMENTAÇÃO DE ROTINA 5S

Acreditamos que esse seja uma das melhores formas de garantir canteiro de sondagens limpo, seguro e organizado: o estabelecimento de rotina de inspeção que envolva todos os colaboradores da equipe.

Para isso, uma ferramenta que consideramos excelente é a implementação do 5s, que racionaliza os itens a serem verificados, envolvendo todos em rotina de padronização, organização e limpeza do local.

Compartilhamos abaixo nosso formulário de inspeção 5s. Trata-se de rotina simples e autoexplicativa, que guia os colaboradores para a obtenção de excelência na organização do canteiro.

10. FORMAÇÃO E TREINAMENTO CONTÍNUO DOS COLABORADORES

Por fim, o ponto que consideramos o mais importante de todos. Sabemos que uma empresa é feita de pessoas e que nenhum procedimento ou rotina é verdadeiramente eficaz se não existir compreensão e envolvimento dos profissionais.

Reter os melhores talentos, treinando-os em procedimentos claros, valorizando a mão de obra e garantindo as melhores condições de trabalho deve ser preocupação primordial dos gestores de equipes de sondagem, de forma a manter a equipe trabalhando com organização, saúde, segurança e harmonia.

Alameda Rio Negro nº 1.105
Barueri - São Paulo

Nos contate

Damasco Penna

We have been transforming the Brazilian geotechnical egineering for over 40 years.

Excellence from beginning to the end

Our company performs diverse geotechnical, geological and geoenvironmental services throughout the Brazilian territory.