Sondagens "nearshore" em balsas e flutuantes

[:pb]As sondagens “nearshore”, realizadas sob lâmina d´água são utilizadas para caracterizar o subsolo de leitos de rios, barragens de rejeitos, lagos e outros lugares com lâmina d´água.
 
Com o equipamento e técnicas adequadas, é possível a realização de ensaios CPTU, ensaios DMT, coletas de amostras de solos, sondagens SPT e rotativas, entre outros ensaios e sondagens geotécnicas sob lâmina d´água.
 
Balsa no Rio Tocantins, onde a Damasco Penna realizou ensaios CPTU. Neste projeto, o maior desafio foi a correnteza forte do rio, que requereu revestimentos espessos para evitar a flambagem e rompimento das hastes.

 
Ensaios CPTU no Rio Tocantis
 

 
Carregamento da perfuratriz “Pagani TG-63” em flutuante para ensaios em barragem de rejeitos no Amazonas. O carregamento / descarregamento das perfuratrizes também caracterizam-se como desafio e momento em que devem-se tomar todos os cuidados em relação aos equipamentos e saúde  e segurança dos colaboradores.
 

 
Ancoragem de perfuratriz “TG-63” em flutuante. Além da ancoragem do flutuante no leito da barragem, é necessária a devida ancoragem da perfuratriz na balsa / flutuante para a adequada força de reação.
 


 
Exemplo de resultado de ensaios CPTU “nearshore” em barragem de rejeitos. No resultado, indica-se a profundidade da lâmina d´água.
[:]